Um dos principais erros médicos que podem ocorrer é o erro de diagnóstico, o qual pode ter graves consequências para os pacientes, especialmente se este erro gera um atraso de tratamento ou resulta em cuidados inadequados. Nestes casos o paciente pode buscar a responsabilização legal da equipe médica.
Abaixo trazemos os principais pontos sobre o tema e como funciona um processo judicial nesses casos.
O erro de diagnóstico ocorre quando um profissional da saúde não consegue diagnosticar de forma correta o problema de saúde enfrentado pelo paciente. Isto inclui a não identificação ou identificação errônea.
O erro de diagnóstico pode levar a um tratamento inadequado ou a um atraso no tratamento, o que ocasiona em danos e sofrimentos adicionais para o paciente. Nestes casos o paciente deve buscar um advogado especialista no tema que vai analisar o caso de modo a compreender a melhor forma de atuar judicialmente.
O erro de diagnóstico pode ter consequências significativas, entre as principais, encontra-se:
• Atraso no tratamento: uma das consequências mais comuns é o atraso no tratamento adequado, o qual pode levar a sérios danos para o paciente;
• Tratamento inadequado: o erro de diagnóstico pode levar a um tratamento que não é eficaz, atrasando o tratamento adequado. Ademais, o paciente pode receber intervenções e medicamentos inadequados.
• Aumentos dos custos de saúde: com o atraso no tratamento ou este sendo inadequado, tem-se que os pacientes devem ter gastos com medicamentos e tratamentos a mais até o diagnóstico e tratamento corretos;
• Consequências emocionais e psicológicas: o diagnóstico e o tratamento inadequados podem gerar consequências profundas emocionalmente falando, de confusão e ansiedade ao paciente e sua família.
Entre os direitos do paciente relacionados à Saúde, há o direito a informações detalhadas sobre suas condições de saúde, incluindo um diagnóstico correto tratamento possíveis, riscos e prognóstico.
O paciente também possui o direito de participar ativamente de decisões sobre o plano de tratamento e diagnóstico. Isso significa que ele também possui o direito de rejeitar tratamento.
O primeiro passo é consultar um advogado especializado em Direito à Saúde que pode auxiliar a compreender se houve erro de diagnóstico e qual a melhor estratégia a ser aplicada no processo judicial.
O advogado fornecerá orientações específicas e analisará a viabilidade do caso. Auxiliará também em relação a quais documentos precisam ser coletados para serem utilizados como provas no processo, entre eles há o registro médico, os resultados de exame, tratamento recebido, se houver, o correto diagnóstico, entre outros.
Geralmente o advogado tenta primeiro um acordo com o médico ou com a instituição hospitalar em que ocorre o erro de diagnóstico. Caso as negociações não sejam bem-sucedidas, então o advogado pode entrar com uma ação judicial contra os profissionais ou instituições envolvidas.